Maturidade ESG: como conquistá-la?

As mãos de uma pessoa segurando uma lâmpada com broto de planta dentro, sob terra marrom.

Estamos entrando em uma década decisiva para o futuro dos negócios, para um planeta habitável e para uma sociedade mais justa, onde cada vez mais a sigla ESG se torna “requisito” para investimentos.

As empresas que olham para o longo prazo e dominam a integração de riscos e oportunidades ambientais, sociais e de governança (ESG) com a estratégia comercial, criarão resiliência para prosperar na próxima década. 

ESG significa Ambiental, Social e Governança, e se refere a três fatores centrais na medição da sustentabilidade de um investimento. Esse é um termo “guarda-chuva” para empresas  que buscam retornos positivos e impacto de longo prazo na sociedade, no meio ambiente e no desempenho dos negócios.

Antes de investir em qualquer empresa, os gestores de fundos examinarão uma ampla gama de fatores que abrangem os três pilares essenciais do ESG: meio ambiente, sociedade e governança. 

Mas afinal, como a sua empresa pode chegar à maturidade  ESG? 

Como atingir a maturidade empresarial com o ESG?

Organizações com estratégias ESG estão se tornando cada vez mais atraentes para os investidores. Por quê?

As empresas que apresentam bom desempenho em suas iniciativas ESG também tendem a ter um forte desempenho financeiro, com melhor valor de investimento e retornos mais elevados. 

De acordo com a Harvard Business Review, 90% dos 200 estudos analisados ​​concluem que bons padrões ESG podem: 

  • Reduzir o custo de capital; 
  • 88% mostram que boas práticas ESG resultam em melhor desempenho operacional; 
  • 80% indicam que o desempenho do preço das ações está positivamente correlacionado com as boas práticas de sustentabilidade. 

Portanto, uma pontuação ESG mais alta, por exemplo, geramaior expectativa aos investidores do que empresas que evitam ESG por completo.

Como chegar à maturidade?

Mas afinal, qual é a melhor forma de conseguir essa mudança? Como atingir essa maturidade empresarial? É preciso ser uma grande empresa para chegar lá?

Algumas empresas menores já fizeram a mudança. Uma pesquisa recente descobriu que quase dois terços das startups, por exemplo, já têm algumas políticas ESG em vigor. Dos que não a fizeram, mais da metade agora já as considera um fator fundamental para sua estratégia.  

As empresas podem se beneficiar de um enfoque ESG por quatro motivos principais:            

  • clareza e agilidade nos resultados de seus relatórios;
  • atração e retenção de talentos;
  • reputação e referência no mercado;
  • facilidade em adquirir financiamentos.

Confira a seguir:

1. Clareza e agilidade nos relatórios 

O apetite dos investidores por empresas com foco em ESG está crescendo rapidamente. As estratégias de investimento ESG aumentaram 42% nos últimos dois anos para US $17 trilhões em 2020 (acima dos US $12 trilhões no início de 2018). 

Esse aumento significa que tanto os investidores quanto os reguladores, estão começando a prestar mais atenção nas divulgações de dados relacionados à sustentabilidade da empresa.

Enquanto os investidores contam com dados ESG quantitativos, para identificar empresas líderes com foco na sustentabilidade, a falta de relatórios confiáveis ​​e consistentes inibe decisões de investimento acionáveis ​​e informadas. 

Em resumo, para os investidores, o desempenho ESG de uma empresa é tão bom quanto a qualidade dos seus dados. No entanto, a falta de padrões de relatórios ESG estáveis, apresenta um problema para instituições e para aqueles que agregam valor a elas. Um estudo do Danske Bank dos 100 maiores relatórios ESG da empresa nórdica, recomendaram dividir as divulgações ESG em quatro áreas:

  • Materialidade financeira: dados que refletem o que é importante para a empresa;
  • Comparabilidade: dados que são comparáveis ​​entre empresas e setores;
  • Acessibilidade: dados acessíveis aos investidores em diferentes formatos;
  • Confiabilidade: dados com garantia de alta qualidade.

As empresas podem assumir o controle da sua narrativa de dados ESG escolhendo proativamente as divulgações, em vez de ficarem sobrecarregadas com solicitações de pesquisa. Para fazer isso, elas podem trabalhar na definição de uma linha de base razoável e personalizada de métricas ESG padronizadas.

2. Atração e retenção de melhores talentos

Empresas com valores ESG embutidos no negócio são mais atraentes para os melhores talentos. Isso lhes dá vantagem competitiva tangível. Uma forte proposta nas práticas da sigla pode ajudá-las a atrair e reter funcionários de qualidade, aumentar a motivação dos mesmos, incutindo um senso de propósito e também de produtividade..

A geração Y representa atualmente 50% da força de trabalho global, sendo que mais de 40% disseram ter ingressado em uma empresa porque tinham um melhor desempenho em sustentabilidade.

O mesmo estudo mostrou que eles têm 70% mais chances de reter seus colaboradores se a empresa possui um plano de sustentabilidade forte. No entanto, as instituições precisam adotar uma cultura de abertura no centro dos seus negócios. 

Elas devem ser honestas com suas partes interessadas sobre seus pontos fracos ESG, bem como seus pontos fortes. Só então suas comunicações ESG serão autênticas e terão um impacto real na atração de talentos e, mais importante, na retenção. 

3. Reputação e referência no mercado com ESG

Uma pesquisa do Natural Marketing Institute descobriu que 58% dos consumidores consideram o impacto de uma empresa no meio ambiente ao levar em conta onde comprar bens e serviços, além de serem mais propensos a buscar empresas que apresentam histórico positivo em valores pessoais, sociais e ambientais –  e também favorecem aquelas que apoiam ativamente suas comunidades: elas vão bem fazendo o bem.

A melhoria da conscientização da marca por meio de “fazer o bem” está se tornando um dos pilares, por exemplo, das campanhas publicitárias que analisam os anúncios de conscientização pública da Colgate durante o Super Bowl, promovendo a conservação da água. 

Veja: “Podemos viver sem eletricidade ou papel – as pessoas fizeram exatamente isso por milênios – mas a humanidade não pode existir sem água, especialmente água potável”. O incentivo e a prática para conservar recursos não apenas melhoram o reconhecimento da marca, mas também penetram em um nível mais profundo como nos funcionários, suas famílias… A oportunidade de posicionar a imagem da marca será perdida se a empresa não realizar ações que condizem com seus princípios.

4. Otimização de investimentos e ativos

Uma proposta ESG forte pode aumentar os retornos de investimento ao alocar capital para

oportunidades mais promissoras e sustentáveis. Também pode ajudar as empresas a evitar investimentos perdidos que podem não compensar por causa das questões ambientais de longo prazo.

Lembre-se, levando em consideração que o retorno do investimento requer que você comece a partir da linha de base adequada. Quando se trata de ESG, é importante ter em mente que uma abordagem de não fazer nada é geralmente também uma escolha.  

Quer implementar ESG na sua empresa? Confira: O que é uma estratégia ESG?

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