O que é uma estratégia ESG?

Conheça estratégias ESG para otimizar os processos da sua empresa

Entramos em 2021, e a crise global tem sido uma oportunidade para as empresas operacionalizarem sua cultura e destacar a necessidade de focar em: sustentabilidade, no bem-estar dos colaboradores e reavaliar a melhor forma de atender às suas necessidades, bem como de investidores.

Os consumidores estão cada vez mais interessados ​​em saber se as organizações apoiam são cidadãos corporativos, com valores alinhados aos seus, com boas mensagens externas sobre suas práticas que incluem o meio ambiente, o social e a governança (ESG).

Empresas que priorizam essas áreas, estão um passo à frente da grande maioria das empresas brasileiras.

Se você tem interesse em integrar o ESG no Planejamento Estratégico da sua empresa, e ser um diferencial no mercado, siga a leitura deste post, vamos trazer alguns insights sobre o que é e porquê investir numa estratégia ESG.

Mas afinal, o que é ESG e porquê investir nessa estratégia?

ESG significa usar fatores ambientais, sociais e de governança para medir a sustentabilidade e repercussão ética de uma empresa. Os fatores ESG têm um impacto significativo no risco e no retorno dos investimentos a longo prazo.

A sigla está incorporada em estratégias de mitigação de risco, conformidade (atitudes, crenças e comportamentos) e investimento. As empresas que usam os padrões ESG são mais conscientes, possuem riscos calculados e maior probabilidade de sucesso no longo prazo.

ESG é uma estratégia importante para todas as partes interessadas: colaboradores, clientes, investidores e comunidade.

Como começar?

Qualquer que seja o setor em que você atue, é importante começar o processo de geração de relatórios ESG para que você possa ver onde você está relevante para seus pares. Sua organização não quer ficar para trás e se tornar defasada em relação ao mercado.

Sua empresa será recompensada por iniciar o processo, mesmo que a implementação de seus objetivos ainda esteja incompleta. Nessa estratégia você precisa escolher as estruturas mais adequadas para o seu setor.

Por exemplo, se você é um setor da economia real como petróleo/gás ou mineração, relatar uma meta climática é um foco especialmente importante. Comece capturando as informações que você já possui em casa e comunicando-as em seu relatório anual, carta ao CEO e site.

Comece quantificando o que você está fazendo, organizando, medindo e comunicando seus dados e defina metas mensuráveis. Os investidores querem ver se você tem uma narrativa ESG e um plano com métricas quantificáveis ​​específicas que eles podem seguir.

Essa é a primeira etapa enquanto os conselhos procuram desenvolver o ESG e comunicá-lo.

Quais as vantagens da estratégia?

Entre os benefícios já citados, podemos destacar ainda:

  • Ter o ESG como parte integrante da estratégia da empresa permitirá que você atraia e retenha os melhores talentos e investimentos;
  • Profissionais altamente qualificados são desejáveis, e eles querem trabalhar para uma empresa que tenha valores claros e um propósito voltado para a sua missão;
  • Seus clientes serão leais à sua empresa se você tiver uma marca forte e uma reputação positiva;
  • Como empresa, você pode ainda manter atualizado seu conselho e revisar de forma proativa as políticas relacionadas ao meio ambiente, gestão de capital humano e outras questões sociais relevantes para o seu negócio e não ser alvo de ativistas;
  • Os relatórios ESG externos fornecem a seus clientes e funcionários percepções importantes sobre a visão e os valores da missão de sua marca; 
  • Relatórios ESG com dados mais sólidos também são positivos quando/se você está buscando financiamento privado ou no setor público;
  • Os investidores irão valorizar uma posição ESG forte e você terá acesso a pools maiores de capital mais rígido.

Portanto, o relatório ESG não é uma iniciativa isolada. Ele deve fazer parte dos relatórios anuais da sua empresa para as diferentes partes interessadas, que mostram o seu progresso em relação às metas ESG.

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