10 melhores maneiras de construir e gerenciar uma equipe verde

Organizar uma equipe verde construtiva e progressiva ou um comitê de sustentabilidade dentro de sua empresa, pode ser um dos movimentos mais fortalecedores e valiosos em sua jornada de sustentabilidade. 

Às vezes, porém, pode ser um pouco assustador começar um, especialmente se você ainda não tem um foco sério na sustentabilidade dentro da organização e no compromisso de todos os executivos. 

Hoje, apesar dos desafios iniciais, a maioria das corporações que realmente querem se tornar mais verdes tem uma equipe verde produtiva ou um comitê de sustentabilidade que está fazendo uma diferença real. 

Essa equipe ecológica geralmente lidera internamente a criação de uma cultura verde para tornar o negócio mais ecologicamente correto, seguro e eficiente. Conheça 10 dicas para construir a sua equipe verde.

O que é uma equipe verde?

A primeira coisa a fazer ao construir uma equipe verde é entender exatamente o que ela é. Ou seja, uma equipe verde é um grupo de funcionários voluntários ou designados para se reunir periodicamente  a fim de identificar oportunidades que melhorem a sustentabilidade de sua organização e desenvolvam soluções viáveis ​​para esses objetivos.

Essa equipe de funcionários com ideias semelhantes, geralmente se concentra em duas áreas principais de responsabilidade: operações e cultura. O foco deste trabalho abrange o desenvolvimento de estratégias para alterar políticas e processos que protegem o meio ambiente e, potencialmente, melhorar a eficiência dos negócios. 

A criação de uma cultura verde, abrange a participação dos funcionários e como educá-los sobre os porquês da sustentabilidade, incentivando o engajamento e a participação. 

Este segundo aspecto da responsabilidade das equipes verdes é fundamental para garantir uma cultura duradoura de sustentabilidade, e um programa que conduza mudanças com sucesso. 

Qual o valor comercial e cultural de uma equipe verde?

O valor comercial mais tangível da sustentabilidade deriva da melhoria das operações por meio da observação in loco que, de outra forma, pode ser ignorada ou não relatada. Isso pode variar de eficiência de instalação, de energia ou de processo operacional e pode fornecer um bom retorno econômico do investimento.

Uma equipe verde incentiva um senso de comunicação aberta e colaboração entre níveis e departamentos. Quando barreiras como essa são quebradas, e um canal amigável e simpático para observações é estabelecido, os funcionários que interagem e observam os processos ou operações quase diariamente, podem criar insights valiosos para melhorar a empresa. 

Dê uma olhada neste exemplo de como a Microsoft Irlanda usou esse conceito de sugestões da linha de frente para promover o engajamento dos funcionários e melhorar as operações com os fornecedores.

Este mesmo conceito pode ser aplicado a todas as áreas do negócio, incluindo o fornecimento de sugestões valiosas e discussão aberta com a equipe verde. Mas primeiro você precisa criar um.

10 dicas de como começar a criar uma equipe verde na sua empresa 

Criar e gerenciar uma equipe verde vai exigir algumas iniciativas. Conheça as 10 melhores dicas para você dar início a sua:

1. Obtenha suporte de gerenciamento

O suporte executivo e gerencial é um aspecto crítico para o sucesso de sua equipe verde. Comece o processo de criação falando com a gerência para explicar os benefícios significativos que estarão associados a um comitê de sustentabilidade. 

Foque no aumento do engajamento e satisfação dos funcionários, eficiência operacional, maior colaboração entre departamentos e o “bem” geral de ser uma empresa verde. Se você puder, peça a alguém da equipe de gestão para se juntar à nova equipe, pois isso mostrará um nível de seriedade e senso de responsabilidade.

A filiação executiva também tem o benefício de agilizar quaisquer decisões que devam ser tomadas pela equipe de gerenciamento executivo. É vital garantir que a gestão esteja preparada para considerar seriamente e agir de acordo com algumas das sugestões fornecidas pela equipe verde.

2. Mantenha a equipe pequena e diversa

Você deseja que sua equipe verde seja representativa dos vários departamentos e níveis dentro de sua organização, mas ainda produtiva nas discussões?! Se um grupo for maior que 12, muitas vezes pode dificultar o alcance dos resultados. Ter indivíduos de vários departamentos garante que todas as áreas do negócio sejam levadas em consideração e convida à colaboração aberta de ideias e recursos.

3. Identificar e convidar funcionários apaixonados

Funcionários apaixonados por sustentabilidade podem ser uma força motriz significativa dentro de sua equipe verde. Sua paixão e compreensão impulsionam o progresso, incentivam a participação e levam a melhores resultados.

Ao formar uma equipe verde, lembre-se de que todos os integrantes não precisam ter expertise em sustentabilidade, desde que estejam motivados para aprender e causar um impacto positivo. Envie um e-mail aos funcionários explicando a missão da equipe e permitindo que os voluntários se auto-elejam. 

Se você encontrar uma superabundância de funcionários querendo participar, considere a formação de equipes verdes específicas para departamentos adicionais, com seus respectivos membros da equipe verde como ligação. Isso pode representar uma oportunidade fantástica de criar um senso de competição amigável entre os departamentos para mostrar quem está melhorando mais.

4. Crie uma agenda para a primeira reunião e comunique-a

Criar e enviar uma agenda bem antes da primeira reunião dará aos participantes a chance de entender o propósito da reunião e começar a considerar ideias e tópicos que gostariam de abordar. Além disso, a agenda ajudará a manter sua reunião no caminho certo e produtiva. A agenda deve incluir tópicos como:

  • O propósito e os benefícios de uma equipe verde;
  • Uma discussão sobre com que frequência e onde se encontrar;
  • Ideias e objetivos potenciais pelos quais lutar;
  • Ideias sobre como incentivar a participação dos funcionários.

5. Avalie a posição da empresa

O benchmarking onde sua empresa está atualmente pode ser uma tarefa desafiadora e complexa. Ainda assim, é um passo muito valioso no estabelecimento de metas e reconhecimento de realizações. Existem várias maneiras de avaliar, por exemplo, uma consideração sobre resíduos sólidos e reciclagem. 

6. Priorize iniciativas e metas

Após a conclusão de uma avaliação abrangente, você pode começar a identificar e priorizar iniciativas que façam mais sentido para sua empresa. Muitas empresas optam por enfrentar uma infinidade de iniciativas “fáceis de encontrar”, para que possam obter o impulso necessário a fim de enfrentar iniciativas maiores e mais desafiadoras. 

Um grande primeiro passo pode ser criar uma política de reciclagem no escritório e implementar um programa. Essas conquistas rápidas e iniciais podem ser extremamente valiosas.

7. Mantenha as coisas simples no início

É importante não sobrecarregar os funcionários do escritório, e sua equipe verde com metas inatingíveis ou iniciativas muito complexas desde o início. Qualquer indivíduo que esteja em cima do muro em relação à sustentabilidade, provavelmente poderá desistir se as coisas forem muito complicadas e demoradas.

Da mesma forma, sua equipe verde perderá o ânimo se suas primeiras iniciativas forem prejudicadas ou exigirem compromissos e recursos irrealistas logo de cara.

8. Incentive a propriedade do projeto, mas mantenha-o divertido!

Designar a propriedade para determinados campeões de sustentabilidade ou departamento e seus subcomitês pode garantir que nada seja perdido. Pedir que voluntários se concentrem em uma área como reciclagem ou alcance comunitário pode capturar a paixão específica de sustentabilidade dos indivíduos. 

O mais importante, porém, é não se esquecer de manter as coisas leves e divertidas. Esses são problemas sérios, mas é mais provável que você envolva todo o escritório quando as regras comerciais típicas são um pouco relaxadas. Isso pode ser feito com programas exclusivos ou eventos de escritório. Permitir que essa cultura verde se torne parte da cultura do escritório, trará uma infinidade de benefícios positivos.

9. Certifique-se de realizar reuniões e comunicações regulares

Você vai querer estabelecer uma programação regular de reuniões após sua primeira reunião, pois isso fornecerá aos membros uma cadência confiável para esperar e planejar. Quer sejam divididos mensalmente ou trimestralmente, você pode destacar suas reuniões de final e de início de ano para destacar membros, realizações e eventos, mas também para olhar para o plano futuro e o conjunto de metas para os próximos anos. 

Também é vantajoso estabelecer horários para que as comunicações sejam enviadas aos funcionários, por exemplo, no início de cada mês. Certifique-se de publicar agendas e metas para cada reunião e monitorar os itens de ação.

10. Comemore os sucessos e realizações

Comemorar até mesmo as pequenas conquistas é vital para o sucesso de sua equipe verde. Por mais insignificante que pareça ser, cada êxito alcançado e comunicado vai um passo além para mostrar os efeitos e o apoio à sustentabilidade dentro da organização. 

Isso também mostra que os esforços dos membros estão sendo apreciados. Quer sejam eventos ou mensagens pessoais, não negligencie esse aspecto de sua equipe verde.
Conheça um modelo de mercado que vem fazendo a diferença no mundo: Economia circular: como é seu funcionamento

Tags: , , , ,