Sustentabilidade: quais os impactos na sua empresa?

Brotos de plantas crescendo da terra com o céu e nuvens de fundo.

A sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante para as estratégias de longo prazo das empresas, de seus clientes e de outras partes interessadas.

Trazer oportunidades de negócios é uma de suas finalidades, pois atualmente, a sustentabilidade possui uma consideração importante na estratégia empresarial. Ela é construída com base no pressuposto de que o desenvolvimento das táticas promovam a longevidade da organização.

Neste post, mostraremos o que é sustentabilidade, como ela pode ser implementada, quais as vantagens de desenvolvê-la na sua empresa e o que se perde ao não implementá-la. 

Porque meu negócio deve pensar em sustentabilidade?

Estatísticas apontam que 62% dos executivos consideram necessária uma estratégia de sustentabilidade para ser competitivo no mercado hoje em dia, enquanto outros 22% acham que será somente no futuro – ser sustentável é essencial para empresas, em todos os seus setores.  

Simplificando, a sustentabilidade é uma abordagem de negócios para criar valor de longo prazo, levando em consideração como uma determinada organização opera no ambiente ecológico, social e econômico.

Ou seja, ser sustentável ajuda seu negócio nos seguintes aspectos: 

  • Se tornar mais eficiente;
  • Melhorar o valor e a reputação de sua marca;
  • Fornecer uma plataforma para inovação; 
  • Ajuda a atrair e reter funcionários;
  • Alcançar um melhor crescimento;
  • Cortar custos;
  • Fortalecer as relações com as partes interessadas.

Antes de começar a implementar práticas de sustentabilidade, vamos lhe ajudar a entender do que ela se trata.

O que é sustentabilidade?

No verdadeiro sentido da palavra, sustentabilidade significa “capacidade de resistência”. No ramo empresarial, isso quer dizer que você está lutando para manter o negócio. Representa abrir uma empresa que será resiliente e prosperará no longo prazo.

Sustentável é um adjetivo para algo que pode ser sustentado, ou seja,  que é “suportável” e “capaz de ser continuado em um determinado nível”. No final das contas, a sustentabilidade pode ser vista como um ou mais processos pelo (s) qual (is) é mantido em um determinado nível.

Dessa forma, um negócio sustentável é aquele que gera lucro enquanto melhora as condições sociais e ambientais. Isso inclui o que você faz (seu produto ou serviço) e também como você o faz (a maneira como você opera). 

Entre as  principais áreas que abordam sustentabilidade pela maioria das empresas estão:

  • Energia;
  • Resíduos;
  • Bem-estar;
  • Transporte;
  • Compras.

Descubra agora como você pode começar a trabalhar a sustentabilidade na sua empresa.

5 maneiras de implementar uma estratégia de sustentabilidade na sua empresa

As empresas estão percebendo o quanto de potencial, lucratividade e valor está em desenvolver a prática da sustentabilidade. A materialidade e os  valores intangíveis associados à integração do impacto ambiental e humano positivo, são impulsionadores estratégicos.

Além dos benefícios ambientais – que são extremamente importantes para o futuro – a sustentabilidade também desempenha um papel na redução dos custos de energia e resíduos, ajuda a atrair e motivar os funcionários para a sua empresa e é fundamental  para a reputação da mesma.

Conheça agora as 5 formas para começar a  implementar a sustentabilidade na sua empresa.

1. Defina alguns objetivos claros

Para que seu negócio funcione, é preciso desenvolver  um plano – e a sustentabilidade não é diferente. Definir alguns objetivos é um primeiro passo essencial. Um plano de sustentabilidade é um esboço de como sua organização planeja atingir as metas que tornem fatores financeiros, sociais e ambientais, totalmente sustentáveis.

A sustentabilidade precisa ser incorporada às estratégias corporativas e refletida nas metas de negócios organizacionais. Significa tornar isso uma prioridade em todos os aspectos das operações da empresa.

Como ocorre com qualquer outra iniciativa de negócios, você tem que fazer um plano de ação e atribuir responsabilidades. Responsabilize as pessoas e avalie os resultados. Uma estratégia bem pensada e viável, pode estar voltada aos seguintes pontos: foco no cliente; gestão perspicaz de talentos; foco na inovação e flexibilidade como um valor importante e se necessário, mudança de liderança.

2. Melhorias graduais e conscientes

Sustentabilidade é uma jornada, não um destino. Pequenas melhorias são provavelmente a maneira mais fácil de começar e exigem menores esforços no que diz respeito a um caso de negócios desafiador. Pode ser algo pequeno que torne mais fácil reciclar no escritório, por exemplo.

3. Garanta sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos

Não importa quão bom seja o seu desempenho, as deficiências da cadeia de suprimentos prejudicam o resultado. As estatísticas mostram que os clientes preferem trabalhar com empresas sustentáveis e ecologicamente corretas.

Mantenha uma lista de fornecedores sustentáveis ​​e amigáveis. Torne uma prioridade usar apenas organizações que adotem práticas de negócios com os mesmos ideais

4. Aloque recursos

Se você pretende continuar fazendo progressos, precisa de um foco contínuo. Isso é especialmente verdadeiro nos estágios iniciais – quando pode haver pequenos projetos que são concluídos, os próximos precisam ser iniciados. 

Embora grandes projetos claramente precisem de recursos, manter o ímpeto na jornada da sustentabilidade exige esforço. Crie um grupo de colaboradores (geralmente voluntários) para se reunir periodicamente a fim de identificar oportunidades que melhorem a sustentabilidade de sua organização e para desenvolver soluções viáveis ​​a esses objetivos.

5. Envolva seus funcionários 

Invista tempo no treinamento dos funcionários sobre a importância de manter o meio ambiente saudável e compartilhe o que a organização está fazendo para ajudar a conservar os recursos. Preservar  nossa água é algo em que todos podemos fazer, reduzindo as oportunidades de desperdício deste valioso bem natural.

Por exemplo, a conversão para torneiras, vasos sanitários e iluminação com baixo consumo de energia, podem ser ótimas maneiras de economizar água, energia e dinheiro do orçamento.

Desenvolva um programa interno para uso de produtos recicláveis ​​como: lâmpadas fluorescentes; eletrônicos; computadores e monitores; produtos de papel; suprimentos entre outros. 

Peça o apoio dos colaboradores para a conservação de recursos. Um foco consistente em melhorias incrementais manterá sua empresa, mesmo que pequena, avançando na jornada da sustentabilidade.

A sustentabilidade do negócio inclui sua equipe. Encontre desafios sustentáveis, especialmente com um elemento competitivo. Construa moral e espírito de equipe!

Afinal, o que uma empresa perde ao não ser sustentável?

No mundo em constante evolução, debater se deve incorporar a sustentabilidade em sua estratégia de negócios não é mais uma opção. Considerar uma abordagem baseada em valores e princípios ao desenvolver estratégias de negócios pode ser vital para o sucesso a longo prazo.

Sustentabilidade não significa sacrificar lucros ou colocar o sucesso em segundo plano. Em vez disso, ela é um elemento crucial para a estratégia de sucesso de qualquer organização. Uma empresa que não considera os riscos de sustentabilidade, possui menos sucesso em várias medidas, incluindo lucratividade, crescimento e retenção de funcionários.

Ao integrar a sustentabilidade à sua estratégia de negócios, você pode encontrar o sucesso por causa, e não apesar da sustentabilidade.

Você quer ter uma abordagem de negócios mais orientada para os valores? Leia sobre: 

ESG: as três letras que estão movimentando o mundo dos negócios

Tags: , , , , ,