SISDIA: a maior plataforma pública de inteligência territorial do Distrito Federal

Imagem de um prédio com o pôr de sol de fundo.

Para serem atores legítimos nas esferas públicas, os governos precisam desenvolver e manter uma capacidade de comunicação eficaz. Isso permite promover um espaço público deliberativo para a participação de vários atores, assim como o debate político informado e a eficácia do desenvolvimento – você já ouviu falar do SISDIA?

No dia 29 de abril de 2021, o governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA-DF), realizou um evento online para lançar o portal do Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA). 

Coordenado pela SEMA-DF, o SISDIA estabelece um marco de desenvolvimento para a Agenda Ambiental de Brasília, a partir da qualificação da base de dados existentes, com a criação de uma infraestrutura de dados espaciais ambientais (IDE-A) focada nos processos de regularização ambiental e nos atos de licenciamento, monitoramento e fiscalização.

A Codex foi a responsável pela estruturação dos dados abertos do SISDIA e pela implementação do portal Web GIS. Conheça agora as principais funcionalidades do maior portal de dados públicos e gratuitos do Distrito Federal.

Ferramenta para o desenvolvimento sustentável do DF

O SISDIA é um trabalho de conexão de dados espaciais que permite a construção de pontes entre: eficácia econômica, coesão social e equilíbrio ecológico, colocando o desenvolvimento sustentável no centro da concepção de políticas e processos decisórios do Distrito Federal.

Resultado de muitos anos de esforço institucional da SEMA, o SISDIA é um programa destinado ao planejamento integrado por meio de tecnologias inovadoras. 

SISDIA inova na criação de módulos especialistas 

O projeto do SISDIA envolve cerca de 18 instituições com atividades voltadas ao levantamento, tratamento e padronização de dados e metadados, além do diagnóstico da maturidade institucional, modelagem e implementação do banco de dados, processos de integração de dados (ETL), publicação de geoserviços, criação do portal do SISDIA e de um sistema de informações geográficas transparentes e acessíveis à população. 

Agora a sociedade do Distrito Federal poderá pesquisar desde dados em um repositório com ferramentas simples, até integrações complexas em módulo especialista – além de poder compartilhar essas informações em diversos formatos.

Os indicadores ambientais estabelecidos pelo Sistema de Informações Ambientais do DFl orientarão as políticas setoriais (em especial as de uso e ocupação do solo), ambientais, econômicas,  sanitárias, habitacionais e educacionais.

O grau de informação referente a dados espaciais, será de acordo com a especialidade do usuário. O portal reúne dados que podem servir de referência para:

  • Localização de serviços básicos como: escolas, unidades de saúde, rede de energia e sistema de transporte do Distrito Federal, por exemplo;
  • Informações de arruamentos, linhas e estações de metrô, terminais rodoviários e ciclovias;
  • A localização de licenças ambientais, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) e estações de monitoramento; 
  • Outorgas, outros dados de zoneamentos, riscos ecológicos, cadastro ambiental rural (CAR), qualidade da água, entre outros.

Um grande repositório de dados 

Além dos módulos especialistas, o SISDIA também é composto por um repositório de dados espaciais, ambientais, e por funcionalidades como a produção de relatórios para gestores e empreendedores.

Se o usuário estiver buscando, por exemplo, informações sobre APPs – Áreas de Preservação Permanente, as UCs –, Unidades de Conservação, zoneamentos e planos de urbanização, ele poderá recorrer a um repositório com informações sobre restrições e/ou permissões legais geoespacializadas. 

Transparência e tomada de decisão

A inteligência locacional é um fator decisivo no estabelecimento de negócios e criação de oportunidades, e desta forma, o SISDIA se torna um importante sistema de informações centralizado com diversas temáticas de interesse para o meio privado.

Se o usuário for um cidadão em busca de qualidade e assertividade, a partir de bases de dados oficiais, poderá acessar os dados que pautam o desenvolvimento da sociedade, fortalecendo os pressupostos de uma democracia participativa transparente.

Além disso, os dados do SISDIA abrangem também os processos de regularização, licenciamento, monitoramento e fiscalização ambientais, e por esse motivo, podem auxiliar tomadores de decisão e técnicos operacionais na execução dos processos sob sua responsabilidade.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do DF, Sarney Filho, “o SISDIA é um projeto pioneiro no Brasil ao inovar com os módulos especialistas que darão suporte direto à tomada de decisão, seja nos instrumentos de planejamento ou nos atos de gestão”. 

Sustentabilidade para os serviços público e privados

Com a disponibilização em um só lugar, de uma grande base de dados, indicadores, mapas, normas e leis referentes ao meio ambiente do território, o SISDIA permite um maior nível de integração das suas funcionalidades. 

Com o sistema é possível economizar recursos públicos, simplificando redundâncias e diminuindo sobreposições de plataformas e serviços. A proximidade com as instituições atuantes possibilita parcerias estratégicas e sustentabilidade institucional a longo prazo. 

O grande serviço do portal é comunicar e disponibilizar as mais diversas aplicações do SISDIA para diferentes públicos, sejam eles empresários, servidores públicos, acadêmicos ou membros da sociedade civil a fazer o melhor uso dos dados e serviços ofertados pelo sistema.

Conheça e acesse os dados do SISDIA.

Tags: , , , , ,