Codex atua no planejamento territorial como exercício de design

O planejamento urbano e territorial pode ser definido como um processo de tomada de decisão. Ele visa atingir objetivos econômicos, sociais, culturais e ambientais por meio do desenvolvimento de visões, estratégias e planos espaciais – além da aplicação de um conjunto de princípios, ferramentas, mecanismos institucionais e participativos de políticas.

Nesse sentido, a Codex investe na atualização e qualificação dos seus colaboradores. Ainda no mês de dezembro, o Gerente de Portfólio, Guilherme Iablonovsk,  participou do Geodesign Summit South America 2019, na UDESC em Florianópolis.

O evento teve como objetivo reunir pesquisadores da América do Sul para trocar conhecimentos e experiências sobre uso de tecnologias de informação e geoinformação, como suporte ao planejamento de uma ampla gama de escalas territoriais. 

Neste post, vamos saber um pouco mais sobre as principais discussões apresentadas no Summit.

O que é GeoDesign?

O GeoDesign é um conjunto de conceitos e métodos, derivados tanto da geografia como de outras geociências. Sua visão territorial usa o conhecimento geográfico a fim de projetar de modo ativo, consciente e inteligente. 

Este conjunto de conceitos e métodos que são projetados é uma teoria com processos integrados. A estruturação do GeoDesign é composta por seis etapas:

  • Modelos destinados à caracterização; 
  • Análise;
  • Simulação;
  • Proposição da paisagem;
  • Interações;
  • Iterações de decisões que visam permitir a compreensão e participação de diferentes atores da questão urbana.

Um dos objetivos do GeoDesign é uma mistura de informações baseadas na ciência. Dessa forma, permite a interação com o técnico, poder público e os cidadãos, tornando as decisões mais eficientes e participativas.

Ferramentas de design para enfrentar os desafios urbanos

Poderosas novas ferramentas e técnicas estão sendo desenvolvidas para enfrentar os desafios do crescimento urbano e da proteção ambiental. As questões incluem o uso de grandes conjuntos de dados, planejamento digital, novas metodologias, visualização e suporte para a opinião e a tomada de decisões no contexto da América do Sul.

As aplicações variam de construção e design urbano para paisagens e planejamento regional – seja de cidades para subúrbios, da costa e o campo, bem como gestão de risco associada ao crescimento urbano e a proteção ambiental. 

Codex e o GeoDesign

O evento do GeoDesign Summit Global acontece todos os anos na sede da ESRI em Redlands, na Califórnia. Neste ano, estiveram presentes o professor emérito de Harvard e o grande responsável pela área do GeoDesign no mundo, Carl Steinitz.

Segundo ele, a iniciativa de trazer o Summit para o Brasil ocorreu por conta dos estudiosos brasileiros do campo do Geodesign. Conforme Steinitz, o grupo é avançado e coeso no que se refere ao tópico fora do grupo original nos Estados Unidos. Ou seja, são poucos os lugares do mundo nos quais já se realizaram Summits locais, dentre eles, Delft na Holanda.

Nesse sentido, a Codex é uma das empresas brasileiras que possui um grupo de profissionais congregados em torno das ferramentas e métodos dedicados ao planejamento territorial como exercício de design. De acordo com Guilherme, a Codex atua na customização e no desenvolvimento de diversos softwares que se baseiam nas melhores práticas de GeoDesign.

Dentre elas, estão a solução de Designer de Plano Diretor com ArcGIS Urban e o licenciamento do software Geoplanner for ArcGIS, da plataforma ArcGIS Online.

Participaram do evento professores convidados nacionais e internacionais e agentes locais, como a Defesa Civil de Santa Catarina e comunidades indígenas. Conheça os projetos realizados pela Codex e se tiver alguma dúvida, contate-nos!

Tags: , , , , ,