Inteligência tecnológica no agronegócio gera produtividade

Gustavo Gontijo, Product Manager na Vega Monitoramento, apresentando no seminário Esri Sul 2019 o case Bayer, da Vega em consórcio com a Codex, no púlpito. Ao lado, texto "case: Bayer".

O crescimento populacional global, o aquecimento global, as mudanças climáticas e a segurança alimentar estão entre os problemas mais desafiadores do mundo – e o agronegócio tem sua parcela de importância nesse desenvolvimento.

Os agricultores precisam aumentar sua produção em cerca de 50% até 2050 para poder alimentar o mundo, diz a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) das Nações Unidas (ONU).

À medida em que a população cresce, a quantidade de terras cultiváveis ​​diminui. Para aumentar a produção agrícola a partir de terras aráveis ​​disponíveis, uma opção é investir em tecnologia. A partir dela, será mais fácil atender à demanda global por alimentos. 

Várias etapas da revolução agrícola visam desenvolver novas ideias em torno de sustentabilidade, produção de alimentos, energia e tecnologias agrícolas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Ferramenta para agronegócio monitora fases do plantio à colheita

Durante o evento Esri Sul, promovido pela Codex no mês de novembro, na PUC em Porto Alegre, o Gerente de Produtos da VEGA, Gustavo A. B. Gontijo, apresentou dois cases que destacaram a eficiência da tecnologia na agricultura. 

Registro dos participantes assistindo ao Seminário Esri Sul 2019, com Gustavo Gontijo ao fundo.

O Case Kythera Bayer, apresentou uma ferramenta para atender as demandas dos setores privado e público no uso das mais recentes tecnologias de monitoramento agrícola e ambiental.

Nesse cenário, os dados coletados por meio de dispositivos tecnológicos são de grande importância. Eles trazem melhorias a produtividade e a eficiência das colheitas, e também auxiliam o agronegócio como um todo. O desenvolvimento da conectividade com várias ferramentas agrícolas e tecnologias de sensores leva a importantes progressos na prática agrícola, e o monitoramento faz com que os agricultores reajam de forma rápida e dinâmica – isso maximiza o desempenho da colheita.

A funcionalidade faz a análise de diversos aspectos, entre eles:

  • Análise socioambiental;
  • Áreas embargadas (IBAMA);
  • Terras indígenas;
  • Unidades de Conservação.

Com relação às safras, a ferramenta abrange a produtividade estimada da área monitorada. Ela também inclui o que não foi colhido ainda e o que está em colheita e colhidos, e isso gera dados da chuva acumulada e as produtividades médias do município e estado.

Tecnologia desburocratiza créditos para a lavoura

O segundo case apresentado mostrou uma Plataforma de Crédito, originação e monitoramento de garantias agrícolas. Ela cobre análise de crédito, verificação de compliance ambiental, formalização das garantias e contratos, monitoramento da lavoura e liquidação dos recebidos.

Como vimos, a tecnologia desempenha um papel importante no desenvolvimento da indústria agrícola e na melhoria do agronegócio.

Quer saber mais detalhes do desenvolvimento desse projeto? Clique aqui para visualizar a apresentação no Evento Esri Sul.

Tags: , , , ,