Por que ESG é a sigla que orienta os investimentos?

ESG é uma abordagem que incorpora fatores ambientais, sociais e de governança nas decisões ao longo do ciclo de vida de um investimento. Com diferentes e diversas formas de conduta, um número crescente de fundos agora faz isso. 

Há evidências crescentes de que a busca de oportunidades para ESG, em particular, leva a investimentos em negócios que são mais bem-sucedidos no longo prazo. 

A pauta ESG é ampla e impacta todos os setores das organizações, e neste artigo abordaremos esses aspectos e traremos cases que vêm apresentando sucesso depois de investirem em fatores ambientais, sociais e de governança.

ESG: um termo “guarda-chuva” que agrega muitos fatores

O investimento ESG (Ambiental, Social e de Governança) refere-se a uma classe que também é conhecida como “investimento sustentável”. É um termo “guarda-chuva” para investimentos que buscam retorno positivo e impacto de longo prazo na sociedade, no meio ambiente e no desempenho dos negócios. 

As empresas que estão prevendo um futuro mais sustentável, têm feito uma transição proativa para uma pegada de baixo carbono e reduzido seus custos de energia. Também estão tornando seu ambiente de trabalho totalmente inclusivo e apoiando os funcionários desenvolvendo forças de trabalho que serão produtivas no longo prazo.

E as organizações cujos conselhos têm vozes verdadeiramente independentes e diversificadas, especialmente nas linhas raciais e de gênero, tomam melhores decisões de gestão de risco e assim, alocam capital com mais eficiência. Agora, mais do que nunca, o mercado tem motivos para acreditar que fazer a coisa certa também pode ser lucrativa.

Por que o ESG é tão importante?

Diante desse cenário, a grande importância do ESG é que muitos investidores não estão apenas interessados ​​nos resultados financeiros de suas aplicações. Eles também têm interesse ​​no seu impacto e no papel que seus ativos podem causar na promoção de questões globais, como a ação climática, por exemplo.

As empresas já estão enfrentando as consequências financeiras de não agir sobre a sustentabilidade, pois muitos países implementaram regulamentações – como impostos sobre o carbono – e os setores financeiro e bancário integraram regras ESG em seus critérios de financiamento.

A única maneira de as partes interessadas evitarem condições de empréstimo difíceis e a exclusão dos mercados de capitais, é mostrar evidências de terem desenvolvido estratégias robustas de sustentabilidade e ESG.

Quais os resultados obtidos pelas empresas que recebem investimentos ESG?

As classificações ESG foram criadas para ajudar os investidores a identificar e compreender os riscos ESG financeiramente relevantes para uma empresa. As organizações são avaliadas com base em informações publicamente disponíveis, como fontes de mídia e relatórios anuais, com pontuações dadas para cada tópico de material ‘E’, ‘S’ e ‘G’, juntamente com um score geral.

Essas pontuações exclusivas são usadas pelos investidores como uma procuração do desempenho ESG. As empresas que pontuam bem nas métricas ESG antecipam melhor os riscos e oportunidades futuras, estão mais dispostas ao pensamento estratégico de longo prazo e focam na criação de valor a longo prazo.

Um critério ESG é pensado para ajudar os investidores a levar em consideração os tópicos ambientais, sociais e de governança ‘’não medidos” ou “não representados ” ao tomar decisões de investimento. Falando sobre a sustentabilidade de uma empresa em seu sentido mais amplo, revela dados que a análise financeira tradicional geralmente não captura.

E os critérios ESG se mostraram incrivelmente valiosos, com portfólios continuamente superando os tradicionais. Uma análise de mais de 200 fontes sobre desempenho ESG pela Oxford University e Arabesque mostrou que na grande maioria (88%) das empresas que focaram na sustentabilidade, o desempenho operacional foi melhorado, traduzindo-se em maiores fluxos de caixa. 

Os mercados estão em alta agora, e existe um boom nos investimentos ESG nos últimos anos. Na Europa, em 2018, o total de ativos comprometidos com estratégias de investimento sustentável e responsável foi de 49%. Houve um aumento de 11% , e essa tendência deve continuar.

Então, há uma maior atenção social, corporativa, governamental e do consumidor sobre o impacto das corporações. Os investidores estão procurando uma proposta ESG forte para proteger seus interesses e o sucesso da empresa.

Empresas brasileiras que se destacam em investimentos ESG

Conforme levantamento inédito da ACE Cortex, no Brasil  já existem 343 empresas startups voltadas exclusivamente ao ESG. Desse total, 180 atuam com soluções ambientais, 130 com negócios de impacto social e 33 delas desenvolvem soluções de governança para  empresas de grande porte. 

Conheça agora as principais empresas brasileiras que estão de acordo com as práticas ESG:

As empresas selecionadas foram classificadas pela nota ESG, uma espécie de rating (método tradicional de avaliação do risco de crédito que é critério de análise para os investidores) mas voltado para as práticas sustentáveis. 

As notas vão de A+, para as melhores, a D-, para as piores, e partem da base de dados da companhia de dados de mercado global Refinitiv.  As notas partem de uma lista com mais de 100 critérios, incluindo controle de emissões e uso racional dos recursos, diversidade nas equipes, combate ao trabalho infantil e controle de corrupção. 

Para chegar à lista final, os analistas aplicam critérios, entre eles, a companhia estar listada em ao menos um dos três índices de sustentabilidade montados pela B3 – uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão: o Índice de Governança Corporativa (IGC), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice Carbono Eficiente (ICO2).

E mais, as companhias também devem estar de fora de uma outra lista: o ESG Controversy, (indicador de controvérsias), que monitora escândalos, disputas judiciais e uma série de outros eventos que podem impactar negativamente a companhia e diminuir o seu indicador ESG.Quer saber mais? Acesse: ESG: saiba o que é e como surgiu.

Tags: , , , ,