Como imagens de satélite de 30 cm de resolução podem te auxiliar?

Imagem de uma parte do planeta no escuro com luzes acesas. Dá para ver um satélite no canto esquerdo da imagem.

Então você decidiu começar a usar dados e imagens de satélite, mas não faz ideia do tipo de imagem que contém as informações que você precisa? Nossa primeira dica é: fique atento à resolução, mas em especial, à resolução espacial!

Uma imagem com resolução espacial de 30 centímetros fornece uma visão mais nítida e detalhada da superfície terrestre vista do espaço. Você não pode criar dados do nada e as leis da física não podem ser conquistadas por meio de aprimoramentos de software. 

Esses fatos indiscutíveis são o motivo pelo qual o poder das imagens de satélite de resolução de 30 cm alcançam níveis de precisão e detalhes necessários para que seu projeto seja bem-sucedido.

Se você usa imagens de satélite comerciais para mapear, monitorar ou avaliar situações, materiais ou infraestrutura, provavelmente notará a diferença na resolução de 30 cm. 

Neste post, mostraremos que as imagens de altíssima resolução espacial permitem uma avaliação mais precisa do problema e uma resposta mais racional, além de possibilitar uma diversidade de aplicações para os negócios.

Imagens de satélite: o que é resolução espacial de dados?

A resolução espacial se refere ao tamanho de um pixel no solo. Um pixel é o menor “ponto” que forma uma imagem óptica de satélite e basicamente determina o quão detalhada ela é. 

A resolução mais alta significa que os tamanhos de pixel são menores, fornecendo mais detalhes. Por exemplo, imagens de satélite com resolução de 30 cm podem capturar detalhes no solo maiores ou iguais a 30 cm por 30 cm. 

Qualquer objeto sobre a superfície terrestre que seja menor do que esse tamanho, será mesclado com a área circundante para formar um quadrado de 30 cm por 30 cm. Com base nesta definição, imagens com resolução espacial de 30 cm capturam mais detalhes da superfície do que imagens com resolução de 1 m. 

O que era considerado alta resolução nos anos 80 – por exemplo, os dados de satélite Landsat, da NASA, com seus 80 m por pixel – tornou-se baixo para os padrões de hoje. A melhor resolução espacial a partir de agora é de 30 cm fornecida por satélites comerciais de alta resolução.

Sendo assim, as imagens de satélite com resolução espacial fornecem capturas mais nítidas e ricas em detalhes que permitem uma melhor tomada de decisão por meio de uma consciência situacional aprimorada.

Imagens de satélite de 30 cm: novo padrão de resolução comercial 

Imagens de satélite comerciais com resolução de 30 cm agora são de qualidade competitiva com as imagens aéreas e estão disponíveis globalmente.

Com elas, é possível obter mais detalhes para análises e mais informações para mapear recursos terrestres. Os detalhes disponíveis não são vistos em nenhuma imagem de satélite comercial anterior, estabelecendo assim o novo padrão de resolução espacial comercial.

Você pode usá-las para os diversos fins:

  • A resolução espacial mais alta de 30 centímetros em imagens de satélite comercial  ajuda você na utilização mais precisa e automatizada do uso e cobertura da terra, identificação de recursos e detecção de mudanças. No final, isso significa que você terá um melhor inventário de sua infraestrutura e recursos, tanto públicos quanto privados, e uma melhor compreensão do que está mudando em sua área de interesse;
  • Como muitos países impõem restrições às imagens aéreas ou, em alguns casos, os locais são difíceis ou inseguros de se alcançar com um avião, o alcance global e o acesso rápido às imagens de satélite podem ser a única maneira de obter as verdadeiras condições no uso e cobertura da terra em resolução de 30 centímetros;
  • A melhor coisa sobre os dados de satélite de alta resolução espacial comercial é que pequenos objetos, como casas ou carros individuais, podem ser facilmente identificados. Esse nível de detalhe permite alta precisão em estudos urbanos, mapeamento detalhado, monitoramento de minas abertas e lixões, modelagem 3D de cidades e muito mais;
  • Os satélites comerciais modernos são capazes de coletar dados de acordo com as solicitações concretas dos clientes. Isso significa que os satélites comerciais podem ser encarregados de capturar um determinado local e momento. Eles garantem a disponibilidade de dados que de outra forma poderiam ser perdidos ou atrasados ​​devido à mudança na rota do satélite.

Essa capacidade mudou radicalmente a resposta e mitigação de desastres: sempre que ocorre um acidente – seja por causa natural ou por ação humana-, os satélites de alta resolução são os primeiros a fornecer uma visão detalhada remota dos territórios danificados e inacessíveis por terra.

O que você realmente pode ver usando imagens de satélite de 30 cm

Monitoramento de portos

A atividade em portos pode ser observada, monitorada e quantificada com maior confiança e eficácia para: 

  • Determinar os volumes de tráfego com base no número de contêineres; 
  • Identificar com facilidade os diferentes tipos de vagões;;
  • Distinguir equipamentos (por exemplo, caminhões de cimento, caminhão basculante, escavadeira) uns dos outros;
  • Fazer a contagem de tipos de carga dentro de transportadoras..

Controle de refinarias

Em ambientes de refinarias é possível monitorar:

  • Os tipos de tanques e identificá-los e distingui-los facilmente;
  • Os detalhes da tampa do tanque de armazenamento são claramente identificados, como pernas, ralos, respiradouros e escotilhas;
  • Detalhes da infraestrutura da tubulação primária e secundária são visíveis;
  • Estações de bombeamento e mangueiras de transferência;
  • Os volumes do tanque podem ser medidos com precisão.

Em aeroportos

Nos aeroportos muitas atividades e aspectos do ambiente podem ser controlados, tais como:

  • Letras de asfalto, números de portões e letras de pista podem ser claramente identificados;
  • Os nomes de várias companhias aéreas podem ser lidos na lateral ou superior dos aviões;
  • O comprimento e a envergadura do avião podem ser facilmente medidos para determinar o tipo;
  • Os tipos de carros nos estacionamentos podem ser identificados.

Como vimos, o escopo das aplicações das imagens de 30 cm vai muito além da resposta a desastres e proteção ambiental. Desde a construção de uma rota com um navegador GPS até o monitoramento estratégico, os sistemas baseados em satélite facilitam muitos aspectos de nossas vidas e impulsionam a maioria dos negócios modernos. 
Quer saber como utilizar as imagens de satélite no seu projeto? Fale conosco!.

Tags: , , , , ,