Benefícios do uso de imagens de satélite com ArcGIS

Os avanços tecnológicos, o uso do ArcGIS e a crescente disponibilidade de imagens de satélite de alta resolução oferecem grande potencial para classificações mais precisas da cobertura da terra e análises de padrões, o que permite maior agilidade aos resultados obtidos no seus processos ou da sua empresa. Um bom exemplo, é a detecção e quantificação da mudança na cobertura da terra para projetos de conservação.

Em geral, as imagens de satélite de alta resolução contêm uma grande quantidade de informações e são utilizadas em diferentes aplicações. Imagens de maior resolução espacial possibilitam precisão de centímetros, isso torna o seu uso essencial tanto para aplicações quanto para ferramentas de apoio para diferentes tipos de planejamentos e gestão.

Combinadas ao ArcGIS, as possibilidades de análises atingem um outro patamar, e áreas de negócios se amplificam a partir desste conjunto de funcionalidades e usos. Essas informações podem ser compartilhadas com outras pessoas por meio de aplicativos, mapas e relatórios.

Neste post iremos mostrar alguns dos principais benefícios que os usuários de imagens de satélite de alta resolução podem ter quando combinam seu uso com a plataforma ArcGIS.

Vantagens das aplicações das imagens de satélite com ArcGIS

Imagens de satélite de alta resolução são melhores porque são multiespectrais, frequentemente incluem bandas vermelhas, verdes, azuis e infravermelhas (RGB-IR) e, às vezes, uma banda pancromática. 

Entre seus principais benefícios integrados a plataforma ArcGIS estão:

Mapeamento dos depósitos minerais com análise espectra

Durante as etapas de pré-viabilidade e viabilidade da exploração mineral é fundamental conhecer a potencialidade da área em questão. Em tal cenário, mapeamento litológico baseado em sensoriamento remoto por satélite, mapeamento estrutural geológico, mapeamento geomorfológico, entre outros, e sua integração a plataforma ArcGIS, permitirá ao geocientista mapear as zonas de potencial mineral. 

Isso será ainda mais aprimorado com a ajuda da análise espectral de bandas de imagens de satélite para identificar e mapear zonas de alteração hidrotérmica que são indicadores de disponibilidade mineral. Assim, o geólogo de exploração poderá confinar suas atividades geofísicas, geoquímicas e de perfuração de teste a zonas de alto potencial.

Obtenha um mapa base para referência gráfica e auxiliar planejadores e engenheiros

A quantidade de detalhes que ortoimagens produzem utilizando imagens de satélite de alta resolução é de imenso valor e fornecem uma quantidade extrema de detalhes do foco e das áreas circundantes. Os mapas são projetados para comunicar mensagens altamente estruturadas sobre o mundo. Como os mapas são baseados em localização, as imagens aéreas ajudam as pessoas a se orientar.

Gerencie metadados a partir do ArcGIS

As organizações geralmente gerenciam grandes coleções de imagens de satélite de alta resolução e metadados que as acompanham, muitas vezes incluindo imagens sobrepostas coletadas em várias datas. 

Esses dados geralmente precisam de processamento adicional antes de serem úteis para os usuários finais.Também podem visualizar os dados de maneiras diferentes – olhando apenas as imagens mais recentes, por exemplo, ou filtrando as de baixa qualidade. 

Além disso, como as imagens são multiespectrais, os usuários podem visualizar diferentes combinações de bandas, índices ou imagens com nitidez aprimorada.

Atue no pré-processamento das imagens

O ArcGIS Desktop inclui as ferramentas necessárias para qualquer pré-processamento que suas imagens requerem, incluindo: geolocalização, correção radiométrica, georreferenciamento e ortorretificação. 

Gerenciar suas imagens usando um conjunto de dados em mosaico configurado para um tipo específico de imagens de satélite de alta resolução torna mais fácil visualizar, consultar e analisar seus dados. 

Saiba mais: Conheça aqui alguns de nossos projetos utilizando o ArcGIS. 

Obtenha um conjunto de dados de mosaico

O conjunto de dados do mosaico é o modelo de dados recomendado para gerenciar, acessar, processar e visualizar imagens no ArcGIS. Com um conjunto de dados de mosaico, você pode organizar metadados, definir regras e incluir modelos de função raster para diferentes visualizações de dados espectrais (como NDVI ou infravermelho colorido). 

Personalize suas análises

A análise de raster distribuído, baseada no ArcGIS Image Server, processa um conjunto de dados raster e imagem de sensoriamento remoto com uma série extensa de funções. Os resultados especificados são automaticamente armazenados e publicados em um armazenamento de dados raster distribuído, onde eles podem ser compartilhados por toda a sua empresa.

São cadeias de processamento personalizadas que podem ser sob medida para qualquer aplicativo, utilizando uma variedade de tipos de dados de entrada e funções de processamento para facilitar fluxos de trabalho específicos.

Essas funções estão disponíveis como funcionalidades de processamento individuais ou podem ser combinadas em uma cadeia para processar como modelos de função do raster (RFT).  

Processe funções Raster e RTFs

As funções do raster e RTFs suportam processamento distribuído e novos modelos de armazenamento importantes, como: implementações locais, na nuvem e na web. O processamento de raster padrão, personalizado, e recursos de armazenamento são flexíveis e podem ser dimensionados para responder por: demandas, emergências, prioridades de deslocamento e outros efeitos de capacidade exigida (demanda e custo). 

As funções do raster suportam processamento distribuído para ambientes de processamento dinâmicos. Conforme o número de instâncias de processamento é alterado, a distribuição de processos da análise de raster altera para aproveitar também os recursos de armazenamento.

Além do uso direto no ArcGIS Pro, eles também são otimizados para compartilhar imagens com usuários finais e aplicativos. 

5 recursos de imagens do ArcGIS

Tutoriais, fluxos de trabalho e documentação de melhores práticas são organizados pelos cinco recursos de imagens da plataforma ArcGIS. Conheça!

  • O gerenciamento permite que você catalogue e publique imagens de maneira eficiente e segura;
  • A produção de mapas permite que você crie mapas e produtos confiáveis, derivados de imagens;
  • A análise permite que você use ferramentas analíticas avançadas para extrair informações baseadas em localização de imagens;
  • Visualização e exploração permite que você aproveite a interpretação humana para extrair informações de imagens;
  • O conteúdo adiciona insight e contexto com a coleção de imagens online, terreno e camadas GIS da Esri.

Com a plataforma ArcGIS é possível utilizar mapas interativos e trabalhar com estilos inteligentes e baseados em dados e ferramentas de análise intuitivas que fornecem inteligência de localização.

Onde encontrar essa aplicação conjunta?

A Maxar é o principal fornecedor de imagens de satélite de alta resolução para o Living Atlas of the World da Esri – uma coleção de camadas de informações geográficas e conjuntos de dados para o mundo todo, incluindo: mapas, aplicativos, camadas de dados e estatísticas populacionais de todos os tipos. 

Você poderá encontrar esses produtos Maxar disponíveis no Living Atlas:

  • Vivid e Metro são os mapas base de imagens globais de maior resolução, mais precisos e visualmente consistentes feitos a partir de imagens de satélite Maxar disponíveis no mercado.
  • NaturalVue 2.0 é um mosaico de imagens que combina mais de 60.000 imagens Landsat 8 para criar um mapa base de 15 metros, virtualmente livre de nuvens, que reflete as verdadeiras cores da Terra.
  • O Indicador Nacional de Mudanças Urbanas (NUCI) é um produto comercial de detecção de mudanças urbanas que destaca áreas de novas atividades de construção, isolando mudanças que persistem ao longo do tempo, derivadas de mais de 13.000 imagens Landsat.

Os desenvolvedores de aplicativos focados em localização, podem aproveitar as APIs geoespaciais da Esri para integrar facilmente as imagens da Maxar em seus aplicativos. 

Obtenha mais agilidade e rendimento nos seus processos com a associação entre imagens de satélite de alta resolução e o ArcGis. 
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.

Tags: , ,